quinta-feira, 30 de julho de 2009

Juazeiro é a segunda cidade mais violenta para adolescentes na Bahia

Estudo realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra que Juazeiro está entre as cidades baianas onde há maior risco de morte para Adolescentes.

A pesquisa foi realizada entre jovens de 12 a 18 anos, das 267 cidades brasileiras. O Índice de Homicídios na Adolescência mostra, a partir de números de 2006, a possibilidade que um adolescente de 12 anos tem de chagar aos 19.

A média nacional é de 2,03. Juazeiro está acima disso, com 3,30. Isso significa que três em cada 1 mil adolescentes da cidade não chegarão aos 19 anos. O município só perde, na Bahia, para a cidade de Teixeira de Freitas, que possui o índice de 3,34. De acordo com a pesquisa, a cidade mais tranquila do estado é Jequié, com 0,55.

A pesquisa aponta ainda que, se não forem desenvolvidas políticas públicas voltadas à segurança, o número de adolescentes assassinados no Brasil, entre 2006 e 2012, pode ultrapassar 33 mil.

Composição do Fórum Sertão do São Francisco é tema de encontro em Juazeiro

O Irpaa, juntamente com representantes da sociedade civil e órgãos públicos da região discutiram,entre os dias 27 e 28 de Julho, em Juazeiro, critérios para participar do Fórum do Território Sertão do São Francisco.
O Fórum, que será reestruturado a partir de agosto, é o espaço dedicado a discussões sobre o desenvolvimento integrado e sustentável do Território Sertão do São Francisco, beneficiado este ano com mais de R$ 200 milhões do governo federal para a geração de renda, educação contextualizada agricultura familiar, dentre outros eixos norteadores para o desenvolvimento sustentável dos municípios de Juazeiro, Casa Nova,Curaçá, Sento Sé, Campo Alegre de Lurdes, Uauá, Canudos,Pilão Arcado e Remanso.

Mais de 2.500 juazeirenses participaram da Eleição para o Conselho tutelar de Juazeiro

2553 eleitores juazeirenses compareceram ao Colégio Municipal Paulo VI, no último domingo, dia 26 de Julho, para votar naquele que, na sua opinião, é o mais apto a desenvolver as atividades do Conselho Tutelar no município.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –CMDCA, Mônica Pontes, diz que o conselho ficou satisfeito com a participação dos juazeirenses nesta eleição. Forma eleitos Edinalva Viana Duarte (506 votos), Risete Dias Lima Aguiar (495 votos), Rosana Maria Oliveira (298 votos), Ângela Gomes Araújo (282 votos) e Mauro Macedo Souza (273 votos).

Pontes avaliou a eleição positivamente. “O processo eleitoral aconteceu com muita tranqüilidade, sem nenhum desconforto para com a Comissão Eleitoral e para com os eleitores, desde o inicio dos trabalhos de votação até a apuração dos votos”, afirma.

A presidente destaca que, mesmo após a eleição a comissão continuará trabalhando, para investigar denúncias de condutas ilícitas por parte de alguns candidatos.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sociedade civil e poder público de Juazeiro discutem instalação do Conselho de Comunicação

Representantes de organizações populares como CPT, Idesab e a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, além de integrantes do movimento de radiodifusão comunitária, juntamente com o secretário de Comunicação de Juazeiro, Fernando Veloso, discutiram como se dará a implantação do Conselho Municipal de Comunicação do município.

O encontro aconteceu no último dia 22 de julho, no Paço Municipal. O Conselho Municipal de Comunicação está previsto no artigo 117 da nova Lei Orgânica de Juazeiro, em vigor desde o dia 15 de julho. Em consenso, sociedade e governo decidiram por montar um grupo de trabalho paritário para dar inicio aos trabalhos de instalação do Conselho.

Jaguarari realiza Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A prefeitura de Jaguarari realizou na última terça-feira, dia 21 de Julho, a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é a etapa municipal das Conferências Estadual e Nacional que tratam sobre o tema.

Estiveram presentes na conferência, representantes da sociedade civil , do governo municipal de Jaguarari e o Coordenador Executivo da Idesab, Antônio Marcos, convidado para ministrar a palestra central com o tema Construindo Diretrizes e o Plano Decenal da Criança e do Adolescente. De acordo com o coordenador, o objetivo da palestra foi traçar um plano de atividades volta à garantia dos direitos da Criança o do Adolescente nos próximos dez anos.

Juazeiro recebe Pré - Jornada Internacional de Cinema

O Departamento de Ciências Humanas da Uneb, em Juazeiro, promoveu entre os dias 16 e 18 de julho uma etapa regional da 36º Pré – Jornada Internacional de Cinema da Bahia. O evento contou com a presença de cineastas como Hertz Felix, diretor do longa Açúcar Amargo.

Na abertura do encontro, foi discutida a produção de cineastas locais sobre a temática sertaneja. Para o estudante de jornalismo do DCH III, Luis Osete Carvalho, falta um planejamento maior da Universidade no tangente a sétima arte.

Já para professora e coordenadora do Cineencontro, projeto de exibição de filmes no DCH III, Geovanna de Marco, há planejamento institucional, mas falta ao corpo docente do Departamento conhecimento sobre como fazer cinema. Durante a jornada além da exibição de filmes, foram oferecidas oficinas sobre cinema e vídeo.

Debate reúne candidatados ao Conselho Tutelar de Juazeiro

Os candidatos a Conselheiros Tutelares de Juazeiro vão se encontrar na amanhã, dia 24 de Julho, para expor suas propostas referentes à melhoria do trabalho desenvolvido pelo órgão no município. O debate acontecerá no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro, das 9: 30 h às 11:30h e contará com a participação dos 12 candidatos ás cinco vagas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Monica Pontes destaca que é importante a participação de entidades de atendimento á criança e ao adolescente, organizações comunitárias e da sociedade civil no debate.

A eleição do Conselho Tutelar acontece Domingo, dia 26 de Julho, no Colégio Municipal Paulo VI. Para votar o eleitor precisa apresentar documento de identificação com foto, título de eleitor e comprovante de votação da última eleição municipal.

Esta é a segundo eleição para o Conselho tutelar realizada este ano. De acordo com Mônica Pontes, a primeira eleição foi cancelada devido à falta de segurança no local da votação, o Colégio Paulo VI e porque a relação de juazeirenses envolvidos no processo estava incompleta.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal cuja função é zelar pelos direitos da criança e do adolescente, conforme o que determina o estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Em Juazeiro, o Conselho Tutelar desenvolve estas atividades há 13 anos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Idesab participa de oficina sobre investimento público na infância e adolescência

O Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab) participou da I Oficina sobre Investimento na Infância com Enfoque Ético.

O evento aconteceu em Recife entre os dias 8 e 10 de Julho. Promovido pela Visão Mundial, o objetivo foi discutir como monitorar e lutar por investimento público na promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, com foco no orçamento público.

Diferentes organizações não-governamentais brasileiras que atuam na garantia dos direitos da infância e adolescência participaram da atividade.

Idesab conta com mais de 50 parceiros na campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Em Juazeiro, estabelecimentos comerciais e escolas se engajaram na campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade, tornando-se parceiros solidários do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab).

Até o momento, a instituição já arrecadou 220 mil notas fiscais. Destas, carca de 150 mil foram entregues na primeira etapa deste ano, encerrada em maio.

Na segunda etapa mais 70 mil já foram arrecadadas. A meta da instituição é alcançar 150 mil notas também nesta segunda fase.

A campanha Sua Nota é um Show de Solidariedade foi criada pelo governo federal, visando a distribuição de prêmios a instituições filantrópicas a partir da arrecadação de notas fiscais. Com o dinheiro do prêmio, o IDESAB vai investir na infra-estrutura da sede da instituição.

Adolescente sertanejo participa de encontro promovido pelo UNICEF na Itália

O adolescente baiano Fagner Moreira Lima, de 13 anos, participou do encontro Junior Oito, promovido pelo Unicef.

O Jota Oito é uma reunião de adolescentes dos países mais industrializados do mundo mais aqueles países chamados emergentes, como o Brasil.

Fagner Moreira, jovem morador da cidade de Nova Fátima, foi o representante do semiárido brasileiro no Junior Oito, realizado na Itália entre os dias oito e dez de julho.

A proposta do jovem Fagner Moreira foi inclusa no documento final do evento, que será entregue a presidentes de várias nações.

A idéia do jovem brasileiro é exportar para países subdesenvolvidos o programa Bolsa Família.

CMDCA de Juazeiro aprova dois projetos culturais

O Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Juazeiro aprovou na última segunda-feria, dia 13 de julho, dois projetos que envolvem infância, adolescência e cultura.

Os projetos foram encaminhados pelo Núcleo de Arte e Educação Nego D`água (Naenda), localizado no bairro Kidé, e pela Fundação Lar Feliz.

Agora, as iniciativas serão levadas para o CECA ( Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). O Conselho Estadual é quem dá a decisão final sobre a execução ou não dos trabalhos.

Os dois projetos, se aprovados, deverão contar com recursos do Estado.

Bahia contará com 18 milhões para investimento em projetos culturais em 2009

A Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) e o Ministério da Cultura anunciaram investimentos de R$18 milhões através de sete novos editais do programa Mais Cultura.

O anúncio aconteceu na abertura do I Encontro da Rede de Pontos de Cultura da Bahia, em Salvador, realizado entre os dias oito e dez de Julho, e teve a presença de 220 representantes de pontos de cultura baianos.

Em 2009, 150 novas instituições em todo o estado se tornaram Ponto de Cultura e receberão R$27 milhões dos governos federais e estaduais, nos próximos três anos.

quarta-feira, 8 de julho de 2009


Educadores e conselheiros de direitos discutem políticas públicas para crianças e adolescentes

Cerca de vinte educadores e integrantes dos conselhos de direito e tutelar dos municípios Juazeiro e Sobradinho estiverem reunidos no último dia seis de julho, na sede do Centro Integrado de Assistência à Mulher, em Juazeiro, para debater questões relativas à efetivação dos direitos da criança e adolescentes na região do Sub Médio São Francisco.

No evento, coordenado pelo antropólogo Márcio Mascarenhas, os participantes conheceram também um pouco mais sobre o histórico das políticas públicas voltadas para infância e adolescência no Brasil.

A atividade estava na agenda do Projeto Gerando Cidadania, desenvolvido pelo Centro de Educação Cultura Popular(Cecup) em parceria com a Chesf.

O projeto visa capacitar atores sociais que estejam envolvidos em ações promotoras dos direitos de crianças adolescentes nos dez municípios que a abrangem o chamado Lago do São Francisco como Curaçá, Santa Brígida, Paulo Afonso, dentre outros.

Em Juazeiro, o Gerando Cidadania conta com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – Idesab.



CMDCA sugere para o dia 26 as novas eleições do Conselho Tutelar de Juazeiro

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Juazeiro esteve reunido no último dia sete de julho para encaminhar o novo processo eleitoral do Conselho Tutelar.

As eleições do CT, realizadas no último dois de julho, foram impugnadas. De acordo com a presidente do CMDCA, Mônica Pontes, entre os motivos que elevaram ao cancelamento das eleições para conselheiro tutelar estavam a relação incompleta de eleitores juazeirenses envolvidos no processo e falta de segurança no local da votação, o colégio Municipal Paulo VI.

Os conselheiros de direitos de Juazeiro sugeriram as novas eleições para o próximo dia 26 de Julho.


Projeto Tenho Mais o que Fazer “leva” ECA para crianças e adolescentes da periferia de Juazeiro

Oficina realizada pelo Idesab, no dia de 4 de julho, apresentou a crianças e adolescentes do bairros São Geraldo e Jardim Universitário ,em Juazeiro, o Estatuto da Criança e Adolescente, bem como o papel e funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

O encontrou contou com a participação de cerca de 20 participantes do Projeto Tenho Mais o que Fazer, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab) em parceria com Fundo Estadual da Criança e Adolescente, o Fecriança.

De acordo com o coordenador técnico do Projeto, Reginaldo Rodrigues, “esta foi uma das oficinas mais importantes” por ter colocado os garotos em contatos com as leis especificas da infância e adolescência. Na oficina, foram entregues copias do Estatuto da Criança e do Adolescente.