segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Juazeiro ganha Unidade de Semiliberdade



Autoridades politicas e representantes de entidades sociais promotoras dos direitos da criança e adolescentes participaram da inauguração da Casa de Atendimento Sócio-Educativo Gey Espinheira, realizada sexta-feira(28). A Casa vai atender 20 adolescentes que necessitem cumprir medidas sócio-educativas. Nos espaço, os jovens terão a disposição educadores, psicólogo, nutricionista, dentre outros profissionais. A Case Gey Espinheira é uma parceria entre o Idesab e a Secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, por meio da Fundação da Criança e Adolescente. Para o Coordenador Executivo do Idesab, Antônio Marcos Santos, “ é necessário que os adolescentes em conflito com a lei tenham uma segunda chance”.

Em público, durante a inauguração da Unidade de Semiliberdade, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, Valmir Assunção, anunciou que novas medidas para beneficiar crianças e adolescente podem vir para Juazeiro. Segundo o secretário, o é preciso colocar o Estatuto da Criança e Adolescente em prática. Entre as ações previstas para a infância e adolescência está o combate a drogadição entre os meninos e meninas. Para Valmir, cumprir esta tarefa necessita fortalecer entidades locais que trabalhem em defesa da criança e adolescentes.

Esta é uma das dez novas unidades que estão sendo implantadas na Bahia, sendo que em 2006, apenas uma funcionava no interior do Estado.

A unidade conta com investimento de R$ 739 mil e está situada à Rua Machado de Assis, n° 131, Bairro Alto do Alencar. As instalações cumprem todas as determinações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A nova instituição terá capacidade de atender até 20 adolescentes. Localiza-se em área urbana privilegiada, perto de unidade de saúde, escolas e espaços públicos de cultura, esporte e lazer.

Alternativa - A execução da medida socioeducativa de semiliberdade é vista como uma importante alternativa para a socialização dos jovens que praticaram algum ato infracional. A semiliberdade pode ser aplicada desde quando o adolescente é apreendido ou como forma de transição, quando ele já está cumprindo a medida de internação e deve ter uma progressão antes de ir para o meio aberto.
Atendimento socieducativo - O objetivo é promover, da forma mais integral possível, a ressocialização do adolescente envolvido em ato infracional, através da execução de medidas socioeducativas determinadas pelos juizados da Infância e Juventude. As ações visam contribuir para a formação de sujeitos ativos e participantes, promovendo o exercício da plena cidadania, através do favorecimento da auto-estima e fortalecimento dos vínculos familiares. Durante o atendimento são feitos acompanhamentos psicológico, social e pedagógico. Também são viabilizados serviços de saúde, ensino escolar, profissionalização e atividades de arte, educação e esporte.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Case Gey Espinheira


Equipe técnica realiza útlimos preparativos para o início dos trabalhos na Casa de Atendimento Sócio Educativo Gey Espinheira em Juazeiro. A Casa irá atender vinte adolescentes em conflito com a lei que precisem cumprir medidas sócio educativas. A Casa é uma parceira do Governo da Bahia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza e da Fundac, em parceria com Idesab.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Audiência Pública debate toque de recolher em Juazeiro




Representantes das policias civil e militar, do poder executivo e de movimentos sociais de Juazeiro participaram da Audiência Pública que discutiu possível toque de recolher na cidade. A Audiência aconteceu dia 19 de agosto, na câmara de vereadores do municipio. A proposta de estabelecer horário para adolescentes voltarem para casa após meia noite, caso estejam desacompanhados de responsável, foi sugerida pelo vereador Mitonho Vargas (PT). A ideia apresentada contou com apoio do delegado Charles Leão. Já para o representante do Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente de Juazeiro, Roosvelt Duarte Mota, é preciso que o município construa politicas públicas eficientes para evitar criminalidade entre os adolescentes. No final da Audiência, Mitonho anotou sugestões dos convidados, entre elas e de realizar outros momentos para discussão do tema, inclusive com adolescentes. Na Bahia, as cidades de Santo Estêvão, Ipecaetá e Antônio Cardoso estabeleceram o toque de recolher.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Crianças e adolescentes participam da 7° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro.

Crianças e Adolescentes do Projeto Tenho Mais o que Fazer e do Projovem Adolescente do bairro João Paulo II deixaram as atividades escolares e a diversão para participarem de palestras e debates sobre os seus direitos, na 7° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na última segunda-feira, dia 10 de agosto, no auditório da Universidade do Estado da Bahia.

O evento, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro – CMDCA contou com também com a participação de representantes de instituições que trabalham com o tema em Juazeiro. Durante a conferência, os participantes puderam conhecer mais sobre os direitos da Criança e do Adolescente e as propostas para que eles sejam efetivamente cumpridos.

No encontro forma escolhidos os 18 delegados que vão representar Juazeiro na Conferencia Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, ainda sem data para acontecer. Entre os delegados escolhidos estão quatro adolescentes do Projeto Tenho Mais o que Fazer, desenvolvido pelo Idesab.

Plenária do Sertão do São Francisco conta com mais de cem participantes

Cerca de cento e vinte pessoas participaram do primeiro dia de reunião para reestruturação do Fórum do Território Sertão do São Francisco, que aconteceu ontem e vai até o meio dia de hoje, 14 de agosto, na sede da Codevasf em Juazeiro.

Representando diferentes entidades sociais e órgãos públicos dos dez municípios que integram o Território, os participantes do evento discutiram a política de desenvolvimento territorial criada pelo governo federal em parceria com sociedade civil organizada e poderes públicos locais.

Durante a reunião, foram acrescidos novos pontos ao regimento do Fórum, que deverá ser composto por sessenta entidades, igualmente divididas entre poder público e movimentos sociais.

O Fórum do Sertão do São Francisco tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável no recorte territorial que vai de Campo Alegre de Lourdes a Canudos.

Cecup realiza segunda etapa da oficina sobre o projeto Gerando Cidadania

O Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), em parceria com o Idesab, está realizando a 2° etapa da oficina sobre o projeto Gerando Cidadania. O evento começou ontem, dia 13 de agosto e via ser encerrado hoje, ás 12:30h.

O tema central desta segunda etapa é a discussão sobre as atribuições do Conselho tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA). De acordo com o antropólogo ministrante da oficina, Márcio Mascarenhas, o objetivo destes encontros é “reunir as forças locais para formar uma rede em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes".

Estão participando do evento, representantes de órgãos governamentais e não governamentais que trabalham com o tema nas cidades de Juazeiro, Sobradinho e Curaçá.

O projeto Gerando Cidadania é realizado pelo Cecup e busca mobilizar e fortalecer a sociedade local em defesa dos direitos da criança e do adolescente em dez cidades baianas: Abaré, Curaçá, Chorocho, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé.