terça-feira, 29 de setembro de 2009

Idesab abre inscrições para oficinas de projeto sobre igualdade racial

O Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental – Idesab abriu inscrições para as oficinas do “Descolonizando as Relações Étnicas Racias”, projeto que visa desconstruir a idéia de inferioridade causada pela pertença a uma etnia racial, através da capacitação de professores, líderes de movimentos sociais populares e representantes do poder público.

As inscrições podem ser feitas de 29 de setembro a 07 de outubro na sede do Idesab, localizada na Rua Monsenhor José Gilberto Luna, n° 278, Bairro Maria Goretti, Juazeiro.

A proposta do “Descolonizando as Relações Étnicas Racias” é formar multiplicadores da idéia de que todo ser humano é igual e por isso possui os mesmos direitos e deveres, independente da cor da pele ou etnia racial.

Entre as atividades do projeto está a criação de um fórum permanente de debates sobre a elaboração de políticas públicas étnicas raciais no território do São Francisco. De acordo com o coordenador do projeto, Reginaldo Rodrigues, será enviado às prefeituras dos municípios que fazem parte do território, um documento cobrando a implementação de ações no combate à discriminação racial.

Além de discussões sobre a igualdade racial, o projeto vai propor e exigir do poder público melhorias nas áreas de saúde, educação, questões agrárias e a aplicação da lei n° 10.639, que dispõe sobre a implantação da disciplina História da África no currículo escolar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sociedade civil e poder público debatem qualidade da saúde infanto juvenil em Juazeiro





Organizações sociais e representantes do poder público de Juazeiro debateram a política de saúde infanto juvenil do município em encontro ocorrido na tarde de ontem (21) no Centro de Atenção a Mulher. A atividade foi realizada pelo Fórum de Direitos de Criança e Adolescente.

“A intenção desse Ciclo de Diálogos do Fórum DCA é conhecer e avaliar as ações de saúde, bem como de outras áreas como educação, cultura, voltadas para as crianças e adolescentes de nossa cidade”, informou o integrante do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab), Reginaldo Rodrigues.

A vereadora Neguinha da Santa Casa, representando o poder legislativo, mostrou insatisfação com o sistema de atendimento neo natal. “Tenho medo de levar alguém de meu convivo pessoal para dar a luz em Juazeiro”, revelou a vereadora. Apesar das criticas, disse, em entrevista, não ter projeto de lei voltado para saúde infanto juvenil.

Durante as discussões, os participantes relataram problemas de saúde vividos nas comunidades de Juazeiro. Como o caso de uma criança morta no Kidé por ter sido colocada de bruços no berço, segundo a representante da Pastoral da Criança, Andréia Gonçalves. A Pastoral tem realizado trabalhos para prevenir a mortalidade infantil em crianças de zero a seis anos, como a Campanha Este Lado pra Cima, cujo objetivo é informar sobre a posição correta de crianças de colo dormir.

Para a integrante do Núcleo de Atenção Básica da Secretaria da Saúde, Klynger Farias, o encontro serviu para “pensar ações interligadas no Programa da Saúde das Crianças e dos Adolescentes”.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Representantes de órgãos de garantia dos direitos da criança e do adolescente participam de oficina de capacitação


Representantes de órgãos governamentais e não governamentais de defesa dos direitos da criança e do adolescente nas cidades de Juazeiro, Sobradinho e Curaçá participaram da 4° oficina de capacitação do projeto Gerando Cidadania. Nesta edição da oficina, os participantes discutiram o plano de ação e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nas dez cidades que fazem parte do projeto.

A oficina foi ministrada pelo antropólogo e coordenador do projeto, Márcio Mascarenhas, que falou sobre as atribuições e competência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Assessor de Imprensa do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), Paulo Marcos, que abordou como o CMDCA pode utilizar as ferramentas de comunicação para interagir com a comunidade.

O Gerando Cidadania é realizado pelo Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup) e visa reunir as forças locais para formar uma rede em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, em dez cidades baianas localizadas em torno do lago da Chesf: Abaré, Curaçá, Chorocho, Glória, Juazeiro, Paulo Afonso, Rodelas, Santa Brígida, Sobradinho e Macururé. Em Juazeiro, o Gerando Cidadania conta a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental (Idesab).

O projeto está dividido em três etapas. Na primeira, que aconteceu entre novembro de 2005 e abril de 2006, foi realizado um diagnóstico sobre a condição de vida das crianças e dos adolescentes nestas dez cidades e o plano de intervenção em cada município. Já a segunda etapa busca fortalecer os Conselhos Tutelares e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e capacitar os operadores do sistema de garantia dos direitos da criança e adolescente, através da realização das oficinas. Na terceira e última fase será feita a sistematização dos resultados obtidos na primeira e segunda fases e a publicação destes dados.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Entrevisa com o diretor geral da Fundac

Nesta entrevista, Walmir Mota explica o funcionamento das Unidades de Semiliberdade.