sexta-feira, 10 de junho de 2011

Território do Sertão do São Francisco

Juazeiro, Curaçá, Uauá, Canudos, Remanso, Sobradinho, Casa Nova, Sento Sé, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes


Medidas decisivas foram tomadas para colocar os membros da sociedade civil organizada, ONGs, Associações e federações, que fazem parte do “Território do São Francisco” em contato constante com as secretarias Estaduais e assim torná-las participantes ativas das políticas implementadas pelo governo do Estado no municípios.

O objetivos dos membros que compõem o “Território do Sertão do São Francisco” é que as demandas e necessidades locais determinem as leis e políticas estaduais e federais. O comitê reunido deliberou estabelecer um canal com a Secretaria de Planejamento, comandada por Zezeu Ribeiro. Para iniciar uma coordenação mais ampla com varias secretarias do Estado.

Uma medida é estabelecer parceria com a Secretaria de Educação para viabilizar equipamentos para vários colégios do Território que carecem de pias, vasos sanitários entre outros itens básicos, fiscalizar e aperfeiçoar a aplicação dos recursos para a merenda escolar, que nas escolas da rede municipal é de péssima qualidade.

Outra decisão importante é atentar para o Selo da Agricultura Familiar que viabiliza a exportação, em território nacional dos produtos produzidos pelos agricultores familiares o que aumentaria a renda das famílias do sertão do São Francisco. Para permitir um amplo acesso ao Selo um dos objetivos da reunião foi reivindicar frente ao poder público os equipamentos apícolas prometidos para permitir a comercialização em grande escala do mel produzido no sertão do são Francisco. João Régis, Articular do Território declara.

“Um passo estratégico para institucionalizar a discutir as propostas do governo para o Território do São Francisco. Estabelecer um vinculo com as secretarias do Estado da Bahia. Para que a sociedade possa participar ativamente das decisões políticas.”

Entidades Presentes na Reunião

IDESAB- Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental, Coopercuc-Cooperativa Curaçá, Uauá e Canudos, CODEVASF-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, FETAG-Federação dos trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia, NAENDA-Núcleo de Arte e Cultura Negro D água, SASOP, , nstituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-IRPAA, EBDA-Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola e Bahia Pesca.

Território do Sertão do São Francisco

O Território do Sertão do São Francisco é um dos 26 Territórios de Identidade da Bahia. Essa sub-divisão surgiu para facilitar o desenvolvimento e a implantação e políticas publicas que levam em conta características comuns como cultura, clima, aspectos históricos e sócias comuns. Como os que unem as 10 cidades que compõem o Território do Sertão do São Francisco. Essa divisão viabiliza a participação da sociedade civil como ator essencial para definição, implementação e fiscalização dos projetos políticos para região. O conceito de Territórios de Identidade foi desenvolvido pelo famoso geógrafo baiano, Milton Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário